segunda-feira, 7 de março de 2016

Um momento pode mudar tudo


Esse final de semana assistimos um filme maravilhoso "Um momento pode mudar tudo", um filme simplesmente lindo! 
Chorei horrores pra variar!
A história fala sobre a doença ELA, que até então pra mim era meio que desconhecida. 
Quem tiver um tempinho e puder assistir o filme, com certeza irá se emocionar.
Fica o link abaixo para que vocês possam se inteirar mais do filme.



Agora um pouco mais sobre a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)

Não se conhece a causa específica para a ELA, parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo da degeneração da via motora, por isso os atletas apresentam a população de maior risco.
Outra causa provável é que dieta rica em glutamato seja responsável pelo aparecimento da doença em pessoas predispostas.
Estudos recentes em ratos indicam que a ausência de uma proteína chamada parvalbumina pode estar relacionada com uma falência celular característica da ELA, essa doença é relativamente rara e acomete mais os homens do que as mulheres, a partir do 45/50 anos.
Apesar das limitações progressivas impostas pela doença, o paciente costuma ser dócil, amorosa, alegre e raramente fica deprimida.

Sintomas: 
Fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos, inicialmente num dos lados do corpo e atrofia muscular, mas existem outros, como cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.

Diagnóstico:
A doença é de difícil diagnóstico. Em grande parte dos casos, o paciente passa por quatro, cinco médicos num ano, antes de fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Tratamento:
O tratamento é multidisciplinar sob a supervisão de um médico e requer acompanhamento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Essas informações foram retiradas de um post do Dr. Dráuzio Varella sobre a doença, mais informações estão no seguinte link: http://drauziovarella.com.br/letras/e/esclerose-lateral-amiotrofica-ela/


Um portador da ELA é o físico Stephen Hawking, e me impressiona a força que ele tem, contrariando as previsões médicas de que não viveria por muitos anos.
Pra quem quiser saber um pouquinho mais sobre a história dele, segue o link.






Nenhum comentário:

Postar um comentário