segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Apenas um nome na certidão...

Hoje eu trouxe um assunto que de alguma forma deixou uma cicatriz enorme na minha vida "A falta de um Pai". 
Quando penso em uma família feliz, a primeira coisa que me vem a cabeça são aqueles comerciais de margarina, onde a família feliz e sorridente está em volta da mesa no café da manhã. 
Há meu Deus!! Viajava naqueles comerciais da Doriana.
Mas nem sempre as famílias são completas, muitas vezes falta alguém, no meu caso faltou um "Pai".
Confesso que sofri muito por toda minha infância e início da minha adolescência, porque querendo ou não um pai faz muita falta. 
Não era nada fácil chegar o dia dos pais na escola e simplesmente não ter pra quem dar a lembrancinha, claro que sempre dava a minha mãe, mas juro que o que mais queria no mundo era poder me aconchegar no colo do meu pai e dizer o quanto o amava e ver o sorriso dele ao receber aquele pequeno presente, que muitas vezes era apenas um cartão feito por mim com um pente daqueles bem baratinhos que as professoras da escola preparavam na semana que antecedia o dia dos pais.
Quantas e quantas vezes desejei me sentir a princesinha especial, e quantas vezes desejei que ele me levasse no colo do sofá pra cama e me desse boa noite.
Quantas vezes eu não desejei ter um pai presente, dizer o quanto o amava e ouvir dele que eu era sua pequena e que ele não deixaria nada de ruim acontecer comigo, que sempre estaria por perto.
Mas isso nunca aconteceu, porque ele simplesmente nos deixou, sem nunca perguntar se precisávamos dele. Se eu precisava dele!
E foram anos de abandono, de mágoas, de lembranças que nunca existiram.
Famílias nunca deveriam terminar. Deveriam ser pra sempre!

Viver com a ausência de um pai te faz crescer mais rápido, e querendo ou não você amadurece a força, porque sem um pai o lógico da história é que sua mãe se torne mais ausente, porque ela agora terá que trazer 100% do sustento da casa. 
E consequentemente com sua mãe longe você terá que aprender a ser gente grande mais rápido. 
Um pedacinho da sua inocência e dos seus sonhos morrem, porque você tem que dar lugar a preocupações que na verdade não são suas. 
Eu afirmo isso estando dos dois lado, como filha que não teve um pai, e como mãe que teve que assumir esse papel quando o pai das minhas filhas também resolver viver uma outra vida.
E a culpa?
Essa te acompanha por anos a fio. Será que ele se foi porque não gostou de mim? Será que ele queria uma filha mais especial? Será que.. Será? Será?
Até que depois de muitas lágrimas você entende que não tem culpa alguma.
Mas as vezes você só entende isso quando a ferida está enorme e quase não consegue mais cuidar dela.

Hoje já não me importo mais, meu pai biológico pra mim não passa de um nome em minha certidão, apenas isso.
Eu tenho um pai, um pai maravilhoso que me adotou como filha aos 13 anos de idade, claro que na época eu não pude entender o quanto ele se tornaria especial em minha vida e até confesso que não foi fácil nosso relacionamento, mas com o passar dos anos ele se tornou minha referência de pai, e posso garantir que é o melhor pai do mundo.

Talvez eu não tenha lembranças lindas de um pai me carregando no colo, me levando para meu 1° dia de aula, me dizendo coisas que só escutaria de um pai, mas eu tenho a lembrança viva de um homem bom que um dia abriu seu coração e me mostrou o quanto é bom ser filha.

"Tudo que nos acontece na vida é necessário, mesmo que no momento a gente não entenda. Nada, absolutamente nada nesse mundo acontece sem ter um porque. E hoje eu sei que tudo o que aconteceu na minha vida foi importante para me tornar a mulher que hoje eu sou"

2 comentários:

  1. Depoimento e sentimentos fortes trazidos aqui e infelizmente tantas crianças vivem esse mesmo drama...Pena.Mas quem mais perde é o pai! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Chica, porque amor de filho é algo que nada no mundo pode substituir.
      Um super beijo pra ti minha linda..


      Excluir